Peru e Bolívia
O Misticismo e a Espiritualidade
8 a 25 de Setembro de 2012

 

A Viagem inclui:
- Facilitador português durante toda a viagem, em território peruano e boliviano
- Guias locais nos diversos Centros Arqueológicos
- Mestres espirituais (Xamãs) em todas as cerimónias
- Professores de práticas energéticas
- Transporte
- Alimentação completa dentro do Peru e Bolívia
- Alojamento
- Actividades do programa
- Seguro de Viagem

               

Programa:


Dia 1 /2
Chegada ao nosso ninho no Vale Sagrado.
Recepção com performance artístico-espiritual e ritual de limpeza energética.
Círculo de partilha com conversa sobre a Cosmovisão Andina.
Cerimónia de oferenda.
Noite em volta da fogueira com música.
Merecido descanso dos viajantes.

 

Dia 3
Pela manhã Yoga Xamânico.
Visita à capital da dinastia Inca, Cuzco, cidade habitada mais antiga do continente Americano. Situa-se a 3200m de altitude e mistura várias culturas que por lá passaram: Pré-Inca, Colonial e Republicana.
A Praça das Armas, a Catedral e o Templo do Sol (Koricancha), os templos, igrejas e arquitectura singular contam a sagrada história deste lugar. As ruínas de Qenqo, Puca-Pucara, Tambomachay e a fortaleza de Sacsayhuaman, à saída da cidade, também serão locais a visitar.
Meditação e rezas nos templos arqueológicos.
Regresso ao Vale.

 

Dia 4
Yoga Xamânico.
Neste dia iremos explorar o vale sagrado dos Incas localizado nas margens do rio Vilcanota. Na entrada do vale encontramos o colorido mercado índio de Pisac onde poderemos partilhar estreitamente os costumes dos camponeses.
Cerimónia no Centro Cerimonial de Pisaq.
Visita ao Mercado Artesanal
De seguida iremos para Lares onde nos espera um miminho nocturno: - banhos termais com terapia de musical.
Dormida em Lares, em casa de família local.

 

Dia 5
Actividades vivenciais no Vale Sagrado
Conexão com os 5 Elementos – actividades lúdicas, artísticas e espirituais de sanação. A proposta é vivencial e participativa para que possamos favorecer um contacto mais directo com os elementos da natureza.
Práticas Energéticas:
- Meditação Holística
- Yoga Xamânico
Workshop 5 Elementos:
- Palestras introdutórias participativas
- Vivência dos Elementos: Éter (Pachamama/ Akasha- Tempo e Espaço, o vazio), Ar (Waira/Vayu – Movimento, a Mente), Fogo (Nina/Tejas – Transformação, Impulso Criador), Água (Yacu/Jala – Emoções, Maleabilidade) Terra (Allpa/Prithivi – Estabilidade, Materialidade)
Outras Actividades:
- Improvisação Musical em grupo
- Expressão corporal e dança livre
- Cânticos de Mantras

 

Dia 6
Yoga Xamânico.
Cerimónia de Oferenda com guia espiritual.
Visita a Ollantaytambo.
Cerimónia de iniciação para entrada no Portal de Machu Picchu – conexão com elemento ar.
Noite no Valle.

 

Dia 7
Madrugamos rumo à estação de comboio com destino à “Cidade Perdida dos Incas”- Machu Picchu. De seguida chegamos à incrível cidadela. As suas ruínas estão situadas na ladeira Este de Machu Picchu, em duas áreas distintas: a agrícola e a urbana. Esta última inclui o sector civil (vivendas, canais) e o sector sagrado (templos, mausoléus, praças, casas reais). Ainda que as construções mostrem diferentes níveis de arquitectura, as edificações religiosas exibem um alto grau de perfeição. Desde o pico de Huayna Picchu, situado em frente a Machu Picchu, podemos observar uma miraculosa vista panorâmica deste importante grupo de pérolas arqueológicas e também do vale de Urubamba.
Yoga Xamânico nas montanhas de Machu Picchu.
Piquenique no paraíso energético de Machu Picchu.
Cerimónia de Meditação Andina e Conexão com Pachamama.
Regresso ao Valle.
Cerimónia de Ayni e Desapego.
Noite em volta da fogueira com música (artistas convidados) e dança livre. Ritual de despedida.

 

Dia 8
Puno, está situado a 3800 metros sobre o nível do mar, e conjuntamente com a paisagem circundante, são considerados o berço da cultura Aymara. Estende-se ao longo das margens do Lago Titikaka, considerado o lago mais alto do mundo.
Partida bem cedinho rumo a Puno. Pelo caminho passamos pelo charmoso Lago Wacarpay, pelas ruínas de Piquillacta, pelo povoado de Andahuaylillas e San Pedro. Almoço em restaurante de campo típico.
A viagem segue por La Raya a 4313m de altitude, onde a paisagem é sem dúvida primorosa.
Descanso em hotel na cidade.

 

Dia 9
Pela manhã faremos uma inesquecível viagem de barco pelas águas do rio Titicaca às maravilhosas “lhas Flutuantes” de Uros. Reza a história que os Uros construíram aquelas ilhas para escapar aos primórdios da civilização Inca. São ilhas erigidas a partir de juncos amarrados e sobrepostos em camadas que podem totalizar três metros de espessura.
Continuaremos a nossa rota rumo às Ilhas de Taquile e Amantani. Uma caminhada de grau fácil a moderado leva-nos até à primeira aldeia local onde os têxteis fazem parte da sua tradição. Almoço em casa de família local. Convívio com famílias locais.
Na parte da tarde, guias da região lideram o caminho para nos levar às zonas mais fantásticas e remotas da ilha, incluindo praias de areia branca encantadoras.
Jantar e fogueira. Descanso em casas locais.

 

Dia 10
Pequeno-almoço com família local seguido de uma caminhada de 1h30m para visitar a Praça e Museu locais. Almoço.
Partida da ilha de Taquille com destino a Puno. Visita a casas de artesanato singulares!
Descanso.

 

Dia 11
Saída bem cedinho para respirar o Portal Dimensional de Amaru Muru. Localizada no conjunto rochoso de Hayu-Marca, "A Cidade dos Espíritos".
Trata-se de uma reentrância, de forma rectangular, esculpida num maciço de pedras que lembra uma porta. De autoria desconhecida, ainda que alguns pensam tratar-se de obra dos antigos habitantes pré-incas. Existem lendas que cercam este monumento. Uma delas conta que a uns 450 anos, um sacerdote do Império Inca, se escondeu nas montanhas para guardar dos conquistadores espanhóis um disco de ouro criado pelos deuses com o fim de curar aos enfermos e para ajudar na iniciação dos sacerdotes-xamãs. Pois bem, este sacerdote, que graças a seus conhecimentos e sabendo o poder da misteriosa porta, a atravessou levando consigo o disco de ouro não regressando jamais. "
Cerimónia ancestral neste local.
Jantar. Descanso.

 

Dia 12
Pela manhã saída rumo a Copacabana (Bolívia).
Chegados a Copacabana partimos para a ilha do SOL.
Os Incas acreditavam que o nascimento do Pai Sol tivera lugar numa ilha a que chamaram, sem surpresa, do Sol. Este lugar com energia muito especial será onde iremos desenvolver uma Cerinómia Aymara e exercícios de renascimento e despertar de consciência.
“Percorrer toda a extensão da ilha demora quase quatro horas, subindo e descendo, calcorreando cenários agrestes mas belos, numa paz absoluta, com vistas de cortar a respiração”.
Jantar. Descanso na Ilha do Sol.

 

Dia 13
Durante a manhã, visita e exploração da ilha da Lua com guia espiritual. Cerimónias de oferenda. A Ilha da Lua ou Koati está a 7km do sul da Ilha do Sol. Na sua parte mais alta tem-se uma visão maravilhosa da Cordilheira Real e do pico Illampu. Na parte norte encontram-se as ruínas Iñac Uyu, templo destinado ao culto da lua, considerado também com Ajillahuasi (lugar de reconhecimento onde se confinavam as mulheres escolhidas.
Depois do almoço regresso a Puno. Tempo para umas comprinhas artesanais! Regresso a Cusco. Descanso.

 

Dia 14
Partida de Cuzco - Lima para Iquitos. Seguimos de barco para o nosso refúgio na Selva Amazónica Peruana. A paisagem é impressionante! Pelo caminho visitaremos numa comunidade local para sentir, cheirar e presenciar os seus costumes, danças e artesanato.
Almoço no Lodge.
À tarde faremos a nossa primeira caminhada pela selva. Acompanhados de guias experientes visitaremos a Reserva Yanamono, absorvendo a toda a sua experiência em plantas medicinais e botânica envolvente. A Natureza no seu esplendor: - cânticos de pássaros, plantas singulares e árvores gigantes! Um mundo de fadas e duendes…
Regresso ao Lodge para repouso e meditação activa em grupo.
Ao fim da tarde iremos para o rio Amazónia presenciar o maravilhoso pôr-do-sol, os mágicos sons da selva, a luz da lua, as estrelas e constelações.
Antes de jantar teremos um encontro com o Xamã que irá explicar o que é a Cerimónia de Ayahuasca e o seu efeito.
Jantar. Fogueira. Descanso.

 

Dia 15
Levantar cedinho para observar os pássaros. Regresso ao refúgio para pequeno-almoço reforçado.
De seguida navegaremos pelo rio participando numa pesca rudimentar local onde poderemos observar piranhas (Inia Geoffrensis). Almoço.
Pela tarde observaremos a fauna e flora locais. Ao cair da noite a caminhada leva-nos a conhecer os misteriosos animais nocturnos.
Jantar. Ritual da Cerimónia de Ayahuasca.

 

Dia 16
Após o pequeno-almoço iremos visitar uma vila nativa e teremos oportunidade de ouvir, ver e sentir o seu modo de vida.
Almoço.
Tempo livre para processar toda a informação que recebemos. Meditação activa em grupo.
Jantar. Fogueira. Descanso.

 

Dia 17
Saímos depois do pequeno-almoço para observar as técnicas rústicas na utilização da cana-de-açúcar. Teremos oportunidade para provar várias bebidas diferentes.
Regresso ao refúgio para meditação em grupo.
Após o almoço regressamos a Iquitos e seguiremos para Lima.

 

Dia 18
Regresso a Casa.

 

Gracias!
A equipa OM Travel